Gere relatórios em diversos formatos eletrônicos

Gerar relatórios

Vacinação: Ampliação da vacina meningocócica e HPV4

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do PNI Municipal informa que as Unidades de Saúde da Família ofertarão a ampliação da vacina meningocócica para adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos e da vacina HPV4 para meninos de 9 a 14 anos de idade.
Segundo Nota Técnica da SUPERINTENDÊNCIA DE IMUNIZAÇÕES E VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS IMUNOPREVENÍVEIS – PE, nº 52/2022, em suas considerações:
Considerando que a partir de setembro, a vacina meningocócica ACWY será ofertada temporariamente para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos, e meninos de 9 a 14 anos poderão se vacinar permanentemente contra o HPV.
Considerando que a vacina contra meningite está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023, adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar. Com o objetivo de reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.
Considerando que pesquisas apontam que as vacinas meningocócicas demonstram uma resposta imune mais robusta nos adolescentes, com persistência de anticorpos protetores por um prolongado período. A indicação é tomar uma dose ou reforço, conforme a situação vacinal. A faixa etária com maior risco de adoecimento são as crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens
são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.
Pais ou responsáveis legais, levem seus filhos até a Unidade de Saúde da Família mais próxima da sua residência portando documentos de identificação e cartão de vacinação.
Secretaria Municipal de Saúde / PNI Municipal
Prefeitura Municipal da Pedra