Dia do Idoso

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1991 o 1º de outubro como Dia Internacional do Idoso e no Brasil, o Dia do Idoso era celebrado em 27 de setembro, porém desde 2006 a comemoração passou para 1º de outubro devido à aprovação da Lei nº 10.741/2003, que tornou vigente o Estatuto do Idoso.
O foco é sensibilizar a sociedade sobre as questões de envelhecimento, enfatizando à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.
No Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos.
Em 2021 o tema para esta data é: “Equidade digital para todas as idades”. Relatórios recentes da União Internacional de Telecomunicações (UIT) indicam que mulheres e idosos vivenciam a desigualdade digital em maior grau do que outros grupos da sociedade: ou não têm acesso às tecnologias ou muitas vezes não se beneficiam plenamente das oportunidades oferecidas pelo progresso tecnológico.
A necessidade de acesso e participação significativa no mundo digital por parte dos idosos ao mesmo tempo proteção aos novos riscos, como os crimes cibernéticos e a desinformação que ameaçam os direitos humanos, a privacidade e a segurança dos idosos.
Não podemos esquecer que é uma data para celebrar e agradecer aos nossos idosos por tanta dedicação ao longo de toda vida.
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde/MS
Prefeitura da Pedra
Nosso Maior Patrimônio é o Povo
Rolar para o topo Skip to content