Assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Institucional do Programa Mãe Coruja

Ontem, 24 de fevereiro de 2021, o prefeito Júnior Vaz assinou o Termo de Cooperação Técnica e Institucional do Programa Mãe Coruja. Criado em 2007, por meio do decreto de n° 30.859, o Programa Mãe Coruja Pernambucana tem como objetivo garantir uma gestação de qualidade e um bom período posterior ao parto às mulheres, e às crianças o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável e harmonioso. A ação busca reduzir a morbimortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família. Nessa parceria, cabe ao governo estadual acompanhar a criança e a gestante, articulando o cuidado, através de ações nos eixos do desenvolvimento social, saúde e educação. As gestantes são encaminhadas aos Círculos de Educação e Cultura, assim como a programas de qualificação profissional, segurança alimentar e nutricional, além de receberem o kit do bebê após o pleno acompanhamento do pré-natal. Já as crianças têm assegurado pelo estado o direito à cidadania, com acesso à documentação e à inscrição no Programa Leite de Todos, sempre que for necessário. A administração municipal, por sua vez, fica responsável pelas instalações do Canto Mãe Coruja, além de atuar pelo fortalecimento das redes de atenção primária e de cuidados à gestante, participando do planejamento e do monitoramento das ações para a redução da mortalidade infantil e estímulo ao desenvolvimento da mãe e da criança.