O 07 de Setembro da cidade da Pedra voltou a ter as características que a data pede, ou seja, um momento cívico, cheio de patriotismo e respeito à Bandeira, atraindo a população ao mesmo sentimento, muito oportuno devido ao momento em que nossa nação passa por percalços. Contudo, este desfile pode relembrar ao povo pedrense algo que temos de mais precioso, que é a nossa cultura, tão esplendorosa, de valor inestimável, e que é de posse de todos nós, qual seja a nossa CULTURA.

A abertura das comemorações, com o hastear das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da Pedra, contou com a marcante participação do Exército Brasileiro, através da Banda do 71° Batalhao de Infantaria Motorizada – Batalhão Duarte Coelho – Garanhuns-PE. Logo após, houve a passagem da Cavalgada da Independência, com mais de 500 cavaleiros, a qual teve total apoio da Prefeitura da Pedra.

A Secretaria Municipal de Educação trouxe para o momento o tema “PEDRA: ALMANAQUE DA CULTURA POPULAR”, e, mesmo com poucos recursos, expos com muito glamour e estilo uma comissão de frente seguida de 08 alas que traziam em si a representatividade do nosso povo. Foram 08 escolas da Rede Municipal de Ensino que, com muita responsabilidade dos seus gestores, apresentaram a Pecuária Leiteira, os Derivados do Leite, a Renda e a Renascença, o Artesanato do Balaio e do Fuxico, nossas Festas Populares, o Vaqueiro e suas práticas, nossa Literatura e a nossa Fé.

Ainda pudemos contar com o resgate de bandas do nosso município, como a dos Distritos do Horizonte Alegre e Santo Antonio, e a formação de outras, através dos Serviços de Convivência, aplicados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, outra grande parceira neste desfile.

Bandas Marciais da região marcaram sua presença, as tradicionais bandas do Colégio Cardeal Arcoverde e Imaculada Conceição, a belíssima banda da Escola Virgem do Socorro, da cidade de Garanhus-PE.

Outras grandes parceiras, com trabalho reconhecido, orgulho do nosso município, abrilhantaram nosso desfile com suas bandas; falamos da Escola Prof° Brasiliano D. da Costa Lima, que comemorou 60 anos de sua existência, e a Escola Anete Vale de Oliveira, que neste ano homenageou a pessoa que tanto lutou e luta pela educação em nossa cidade, e que dá seu nome à esta escola, Dona Anete Vale, um orgulho para nós.

O encerramento não poderia ser diferente, com a apresentação da Banda Municipal da Pedra – BMUP, emocionando a todos, arrancando aplausos e lágrimas de todos presentes. Agradecemos a população pela participação em massa, o que nos traz um sentimento de motivação em continuar trabalhando na construção deste novo tempo.

PREFEITURA MUNICIPAL DA PEDRA - Praca Coronel José Diniz, s/n - CEP 55280-000 - (87) 3858-1184