Aconteceu em nossa cidade, ontem (30/08), na Câmara de Vereadores, a I Audiência Pública sobre Drogas, com o tem: “DROGAS, UM DESAFIO DE TODOS NÓS”. A iniciativa foi da Vereadora Cleyde Braz, fazendo uma indicação em plenário para a formação de uma comissão sobre o tema.

O momento foi muito oportuno, diversos órgãos estavam representados, como o Poder Executivo, na pessoa do próprio Prefeito Osório Filho, o Poder Legislativo Municipal, Secretários Municipais, o Estado, nas pessoas de Antonio de Pádua e Anamaria Carneiro, da Secretaria Executiva e Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Polícia Militar do Estado de Pernambuco, na pessoa do Sargento Ailton, VI Geres, Conselho Tutelar, CONDECA, Igrejas, Advogados, Professores, Psicólogos, e o mais importante, a sociedade civil.

Na oportunidade, a Secretária de Desenvolvimento Social, Socorro Ferreira, apresentou um diagnóstico dos dados levantados a partir dos atendimento feitos pelas ferramentas desta mesma Secretaria, referentes aos sete primeiros meses deste ano; dados estes que deixaram todos alarmados, uma vez que se entende que a realidade ainda é pior. Contudo, se o governo municipal tem esse levantamento é porque está agindo neste meio; inúmeras famílias já estão sendo atendidas pelos programas, inclusive ontem mesmo foi lançado uma campanha de combate a venda de bebidas e cigarros à menores.

A PM do Estado apresentou sua realidade local, as medidas que já vem sido tomadas, os projetos que podem ser aplicados, e exaltaram a importância da denúncia, que pode ser feita de forma direta e sigilosa, que, se feita, tem um resultado mais eficiente, desmantelando diretamente o tráfico, e não somente os usuários, que já são vítimas desta violência social.

O Sr. Antonio de Pádua, do SEPOD, expos as políticas públicas que o Estado dispõe para serem inseridas em nosso município, das experiências que já tiveram, das metodologias aplicadas, das diferentes formas baseadas na faixa etária, grau de instrução, estrutura familiar e nível de risco que o indivíduo corre. Nisto, falou-se num programa maior, incluindo um local que abrigaria esse público, onde receberiam o atendimento mais especifico, e o Prefeito Osório Filho, em fala, indicou nosso município a receber este programa, ofertando toda estrutura imobiliária e pessoal para apoiar.

Representantes das igrejas evangélicas e católica também se pronunciaram, expressando o papel do cristianismo na formação moral de uma sociedade, e as ferramentas que possuem, principalmente de alcance aos lugares de maior vulnerabilidade. Moradores dos bairros e povoados também expressaram suas ideias e indagações, que foram respondidas pelas autoridades competentes presentes.

Na parte da tarde, a Vereadora Cleyde Braz, Secretários, os representantes do Estados se reuniram na PRefeitura para debaterem as ações e os meios de elaborarem o Conselho indicado pela mesma. A equipe gestora municipal apoia ações como está, e se colocou totalmente a disposição no que for preciso.

PREFEITURA MUNICIPAL DA PEDRA - Praca Coronel José Diniz, s/n - CEP 55280-000 - (87) 3858-1184