A Secretaria Municipal de Educação e a equipe do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento e a Aprendizagem da Rede Municipal, sexta-feira (25/08), proporcionaram a todos os professores da educação infantil uma manhã de formação com o tema: Desenvolvimento Infantil e Sexualidade, onde as Psicólogas Dra. Andrielly Pereira e Dra. Rafaela Farias abordaram o tema, realizaram oficinas e responderam a vários questionamentos pertinentes ao assunto abordado.

A Sexualidade se inicia na infância, desde o nascimento. "As crianças sentem prazer em explorar o corpo, em serem tocadas, acariciadas. Elas experimentam a si próprias e ao entorno, vivenciam limites e possibilidades", diz Cláudia Ribeiro, professora da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais. É também durante a Educação Infantil que os pequenos começam a se colocar questões sobre a origem dos bebês. Os caminhos para resolver esse "mistério" costumam ser perguntar a um adulto ou elaborar teorias próprias com as informações que coletam das mais variadas fontes - conversas, filmes e livros, por exemplo.

A equipe docente tem responsabilidade em explicitar as regras da cultura em que os pequenos estão inseridos. É preciso ter atenção, sobretudo, à distinção do que cabe no espaço público e no privado. O desafio para o professor é enorme: ao mesmo tempo em que deve preservar a intimidade das crianças e não culpabilizá-las por manifestações de sexualidade, ele é responsável por um processo educativo que aborde valores, diferenças individuais e grupais, de costumes e de crenças. Isso é fundamental tanto na infância como na adolescência, quando a questão ressurge a todo vapor.

Mais uma ação da Secretaria de Educação "Educando para Um Novo Tempo!"

PREFEITURA MUNICIPAL DA PEDRA - Praca Coronel José Diniz, s/n - CEP 55280-000 - (87) 3858-1184