Foi realizada nesta manhã (08/08), no Auditório das Caritas Diocesana Pesqueira-PE, uma entrevista coletiva com o Presidente da CONDOMAR – Consórcio Dom Mariano, Osório Filho, Prefeito do nosso município, e mais dois membros desta nova diretoria, os Srs. Uilas Leal e Emerson Cordeiro, conhecido por “Merson”, Prefeitos de Alagoinha-PE e Poção-PE. O encontro foi organizado pelo Secretário Executivo do Consórcio, Sr. Edesio, e pelo Sr. Itamar, Diretor das Caritas.Estavam presentes representantes das mídias mais acessadas da região, Jornal A Notícia, Jornal Tribuna da Região, Rádio Arcoverde, Rádio Marano, Rádio Jornal, Rádio Difusora de Alagoinha, Blog Gilmar Alves, Blog Roberto e Romero, e assessores de comunicação dos municípios participantes.

Muito se foi falado, de todo o histórico da CONDOMAR, do seu início em 2005, como iniciativa da própria Diocese Pesqueira, através do, então, Bispo Dom Francisco Biasin, contudo, em 2005, deu uma paralisada, retomando os trabalhos em 2013 nos trabalhos burocráticos. Mas, neste ano, mais uma vez com incentivo da Diocese e Caritas, na pessoa do atual Bispo, Dom José Luiz Ferreira Salles, reiniciaram os trabalhos, porém, com uma maior força, uma vez que os 13 municípios integrantes, nas pessoas dos seus atuais Prefeitos, mostraram pleno interesse.

Depois de algumas reuniões, chegando a da eleição, o Prefeito da Pedra, Osório Filho, foi eleito Presidente do Consórcio Dom Mariano, tendo como Vice o Prefeito de Sertânia, Angelo Ferreira, Como Secretário o Prefeito de Buíque, Arquimedes, e Tesoureiro o Prefeito de Alagoinha, Uilas Leal, e os demais Prefeitos no Conselho Fiscal, que são os Prefeitos de Belo Jardim, Helio Santos, de Arcoverde, Madalena Brito, Brejo da Madre de Deus, Hilario Silva, Jataúba, Antonio de Roque, Pesqueira, Maria José, Sanharó, Heraldo Almeida, Tupanatinga, Silvio Roque, e de Venturosa, Eudes Ternório.

Apesar do Consórcio ser Multifinalitário, de início, tem três eixos principais:

• SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, que será a busca por tecnologias no cultivo e orientação técnica, incentivando principalmente a agricultura familiar, e os meios escoação da produção.
  • ACESSSO À ÁGUA, que, além do beneficiamento das Adutoras do Agreste e Moxotó, também buscarão equipamentos para perfuração de poços e dessalinizadores, cisternas de placas, etc.
  • MEIO AMBIENTE, assunto pelo qual muitos municípios tem penado, principalmente nas questões do fim dos lixões e instalação de aterros sanitários, reciclagem e recondicionamento dos matadouros municipais.

Em outras questões levantadas pela impressa presente, Osório Filho, como representante do Consórcio, respondeu e deu muitas informações importantes a respeito da efetividade da instituição, como em relação às Políticas Públicas já existentes, qualificando os gestores na administração destes recursos, para um melhor aproveitamento do que já se tem; que o Confederação Nacional de Municípios – CNM está fazendo a ponte entre os Consórcios e os Ministérios em Brasília-DF; que os Parlamentares aliados de cada Município têm como cada um, ao mesmo tempo, indicar uma emenda para o Consórcio; que, juntos, os Municípios podem destravar questões junto ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE; aproveitar a influência da Igreja, na pessoa do Bispo Dom José Luiz, que tem portas abertas junto ao Estado e União; e a formação de Núcleos com os Secretários Municipais.

A Posse desta nova Diretoria será no próximo dia 11/08, às 14:30h, no Hotel Estação Cruzeiro, na cidade de Pesqueira-PE. Além dos Prefeitos e suas comitivas, já confirmaram presença alguns Deputados Estaduais e Federais, Secretários de Estado, Senadores e representantes de Ministros.

PREFEITURA MUNICIPAL DA PEDRA - Praca Coronel José Diniz, s/n - CEP 55280-000 - (87) 3858-1184