Semana de Segurança do Paciente

Unidade Hospitalar Justino Alves Bezerra
Durante os dias 20 e 24 de setembro, a Unidade Hospitalar Justino Alves Bezerra, abordou através de palestras e encontros a implantação do Programa Nacional de Proteção ao Paciente (PNSP).
Hoje (24), houve a culminância dos trabalhos desenvolvidos através desta iniciativa que visa aumentar a qualidade da assistência, adotando medidas de prevenção de danos aos pacientes que em algum momento necessite de assistência à saúde.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente – PNSP foi lançado em 1º de abril de 2013 pelo Ministério da Saúde e ANVISA e propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde – eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultaram em dano desnecessário para o paciente.
O Brasil compõe, junto com outros países, a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde em 2004. A Aliança tem como principal proposta instituir medidas que aumentem a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde através do comprometimento político dos signatários.
A gestão municipal com a implantação do programa que tem como propósito a segurança do paciente, firma um grande compromisso com a qualidade dos serviços em saúde para a população pedrense.