18 de novembro – Dia do Conselheiro Tutelar

Neste dia, comemoramos o Dia do Conselheiro Tutelar – nosso porta-voz na luta pelos direitos das nossas crianças e adolescentes.
Muito embora ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, o Conselho Tutelar é um órgão de estado, permanente, autônomo, não jurisdicional, que atua diretamente, junto a órgãos e entidades, na proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, principalmente daqueles em situação de ameaça ou de violação de direitos, fazendo valer o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Algumas ações do Conselho Tutelar da Pedra juntamente à SMDSC são participação na Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através de palestra (Sobre a violência sexual e o ECA) para alunos do Ensino Fundamental em escola no Distrito Poço do Boi, onde estiveram presentes Coordenadoria Da Juventude Municipal, CRAS e CREAS. Na mesma campanha, participaram de uma Live juntamente com CRAS, CREAS, representante de advocacia da Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDECA, com objetivo de explicar o que é abuso, como identificar, como denunciar, qual o perfil do abusador, entre outros. Por fim, participaram de uma ação com o CRAS para os usuários do Bolsa Família, conscientizando sobre o tema e fortalecendo os vínculos. Entre tantas outras ações que são realizadas dia após dia.
O trabalho conjunto com esses órgãos fortalece o sistema de garantia de direitos, estreita laços e garante um trabalho mais eficaz e eficiente.
O Conselho Tutelar funciona na Rua Capitão Manoel Leite, nº 60, bairro Centro, ao lado da Delegacia de Polícia. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Telefone para contato e denúncias: 87 97400-8610

Parabéns pra vc, conselheiro tutelar

Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania