15 de novembro – Dia da Proclamação da República

A Proclamação da República no ano de 1889 foi o resultado do descontentamento e mobilização do Exército e republicanos civis contra a monarquia constitucional parlamentarista do Império, destituindo o então chefe de estado, imperador Dom Pedro II.
O não reconhecimento dos esforços do Exército por parte da monarquia com a vitória na Guerra do Paraguai, o avanço da pauta abolicionista, a insatisfação dos cafeicultores e da Igreja Católica resultaram na perca de influência monárquica no Brasil.
A Proclamação da República é resultado de um processo político.
O ato ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.
Somos uma República, ou seja, uma forma de governo onde o chefe de Estado é escolhido pelo povo, meio do voto livre e secreto.
Os poderes são independentes e harmônicos entre si (Executivo, Legislativo e Judiciário) e Federativa pela união de um conjunto de entes políticos, os Estados, dotados de seus próprios governos, que se unem para conformar um país, onde há repartição de poderes entre os três níveis federativos ou de governo: União, Estado/Distrito Federal e Municípios, todos autônomos nos termos da Constituição.
Prefeitura da Pedra
Nosso Maior Patrimônio é o Povo
Rolar para o topo Skip to content